Facilitadora e Pesquisadora em Justiça Restaurativa
BANCO DE ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES JR |BANCO DE NOTÍCIAS JR | ALERTAS DA ATUALIDADE | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
PEDAGOGIA RESTAURATIVA
A Justiça Restaurativa – JR através de suas abordagens restaurativas tem a função de reparar danos causados às pessoas e transformá-los da melhor maneira possível. Ela age também de forma preventiva, fazendo com que a empatia seja peça fundamental nas relações interpessoais. Canalizando a JR para as escolas, pude avaliar o poder que ela possui e assim faço uso deste método com alunos, professores, equipe gestora e demais funcionários em todas as instituições a fim de construirmos uma Cultura de Paz que visa promover ambientes mais harmônicos e favoráveis para a execução das atividades diárias. Divido neste espaço com você minhas experiências pedagógicas com a JR, práticas estas que escolhi chamar de “PEDAGOGIA RESTAURATIVA”.
A Justiça Restaurativa pode transformar os conflitos, em diversas áreas, inclusive escolas e empresas, tratando os envolvidos como iguais, abrindo espaço para o diálogo e compreendendo as causas do conflito e dos indivíduos envolvidos. Conheça abaixo algumas abordagens que fazem parte da Justiça Restaurativa.
Processos Circulares
Os Processos Circulares são utilizados principalmente para a transformação de conflitos, para o estreitamento das relações interpessoais, para a solidificação da sociedade baseada nos valores morais e éticos e para celebração e união dos grupos. Promove-se um ambiente seguro e sigiloso onde as pessoas podem falar e serem ouvidas sem julgamento buscando soluções coletivas onde a sua história se entrelaça com a história do outro.
Uma incrível e fascinante experiência humana!
Pedagogia Restaurativa na escola
Faço parte de um grupo de Facilitadores da Justiça Restaurativa
que atua nas escolas, levando as abordagens da Justiça Restaurativa para os alunos. Esta conexão entre a Justiça Restaurativa e a escola eu chamo de Pedagogia Restaurativa. Neste contexto, colaboro com os alunos criando um ambiente dialógico mais equilibrado, onde eles possuem vez e voz propiciando a troca de experiências, o levantamento das questões conflitantes e a transformação destes conflitos. Todo este processo resulta diretamente num rendimento escolar muito mais significativo e na reparação de danos na vida do educando, sendo tratado como ser humano integral.
Palestra direcionada à pais e responsáveis
Seu filho está apresentando comportamento diferente? Baixo rendimento escolar? Está rebelde, se isolando ou se mostra hiperativo querendo chamar mais atenção do que o normal?
Você está fazendo seu papel na relação com seu filho? Você conversa e não consegue resolver? Está tentando compensar sua ausência com presentes? Não sabe impor limites? Os professores e funcionários da escola não se entendem? Existem muitas desavenças no ambiente? Nas minhas palestras você escolhe o tema pertinente e irei direcionar o assunto sempre visando o bem estar de todos debruçando-me nas abordagens da Justiça
Restaurativa. Vamos juntos encontrar um caminho?
A Pedagogia Restaurativa visa avaliar e "enxergar" o aluno de forma profunda, valorizando a história de cada um deles. Encontrando a fonte do conflito, é possível através da Justiça Restaurativa implantada na escola, colaborarmos com o aluno de forma a envolver a comunidade escolar neste processo de reconstrução. Vale lembrar que, a Pedagogia Restaurativa atua voltada ao desenvolvimento do rendimento escolar, bem como objetiva colaborar com uma sociedade mais solidária onde o individualismo seja excluso das relações.
Pedagogia Restaurativa
O Círculo Restaurativo e suas práticas tem como objetivo aprofundar as relações interpessoais, promover a conexão entre as pessoas através do diálogo, da escuta ativa, da empatia e da afetividade e estabelecendo um ambiente equilibrado que busca tornar as pessoas mais seguras, pacientes, compreensivas e valorizadas. A busca pelo entendimento e pela paz são os principais fundamentos desta abordagem.
Círculos Restaurativos
Transformação de Conflitos
Conduzimos os participantes, através dos Círculos Restaurativos, à despertarem para um novo olhar com relação ao que está em pauta. Deste modo, novas ideias surgirão e todos terão a oportunidade de serem ouvidos de maneira respeitosa e se pronunciarem a fim de construírem juntos novos caminhos. Dentro desta perspectiva, nascerá a chance de entenderem melhor a condição do OUTRO, transformando os conflitos em novas resoluções baseadas no respeito e comprometimento individual e coletivo.
Palestras em escolas e empresas
A Justiça Restaurativa se volta para a construção de uma sociedade que supere as causas de sua violência, que converta a mentalidade de vingança e punição em diálogo, compreensão e restauração dos danos ocorridos, através da participação e responsabilização de todos os envolvidos.