top of page

Pedagogia Restaurativa

1-2-note-picture.png
Clique aqui e deixe sua sugestão no nosso Fórum

A Pedagogia Restaurativa visa “enxergar” o aluno de forma profunda, valorizando e respeitando sua história de vida.
Quando conseguimos encontrar a fonte do conflito, é possível colaborarmos com o aluno de forma a promover a empatia e envolver o grupo da escola neste processo de reconstrução, onde uns ajudam os outros naturalmente a dissolverem suas inquietações. Vale lembrar que, a Pedagogia Restaurativa atua voltada para alunos de todas as faixas etárias, objetivando também ajudar na construção de uma sociedade mais solidária, onde o individualismo seja excluso das relações.
A Justiça Restaurativa nas escolas é uma nova tendência que oferece um grande apoio para o aluno, sabendo que ele também passa por questões que atingem seu comportamento e que muitas vezes os pais e responsáveis ou até mesmo professores já não sabem como lidar. Sendo assim, ela suplementa as relações de modo que os participantes se sentem acolhidos pelo grupo e se tornam pertencentes ao ambiente escolar, estendendo os resultados positivos para sua vida fora da escola.
Os resultados apontam crianças, adolescentes e jovens mais seguros, valorizados, com autoestima elevada e com mais perspectivas de um futuro melhor. O nível de rebeldia, apatia e falta de interesse em estudar apresentam alto nível de transformação, por isso a Justiça Restaurativa nas escolas já é considerada um sucesso em muitas escolas do nosso país e inclusive nas Unidades Municipais de Ensino da Prefeitura de Santos-SP onde tornou-se Política Pública.

bottom of page