Facilitadora e Pesquisadora em Justiça Restaurativa
BANCO DE ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES JR |BANCO DE NOTÍCIAS JR | ALERTAS DA ATUALIDADE | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Processos Circulares
Clique aqui e deixe sua sugestão no nosso Fórum
Os Processos Circulares são chamados também de Círculos de Construção da Paz, são realizados sempre em Círculos com os participantes preservando a horizontalidade, ou seja, a igualdade entre todos. Esta abordagem visa preservar um ambiente seguro onde todos possam ouvir e serem ouvidos, sem julgamentos, sem falar do outro, somente falando de si e dos próprios sentimentos e inquietações ou do dano que lhe causaram e seus resultados.
Os Círculos de Construção da Paz enfrentam diferentes situações, são empregados em diversas momentos, entre eles, podemos citar:
Círculo de Diálogo, Círculo de Convivência, Círculo de Resolução de Conflitos, Círculo de Compreensão, Círculo de Tomada de Decisão, Círculo de Restabelecimento, Círculo de Sentenciamento, Círculo de Apoio, Círculo de Construção do Senso Comunitário, Círculo de Reintegração, Círculo de Celebração e Círculo de Reconhecimento.
Os Círculos servem para inúmeros fins, sempre debruçados na Cultura da Paz e aqui citaremos os objetivos dos Círculos com os quais trabalhamos. Eles são utilizados no nosso ramo para dar apoio e assistência a alunos que estão enfrentando dificuldades na escola estendendo-se as famílias, dar apoio e criar soluções conjuntas, solidificar relações interpessoais, resolver conflitos em escolas, entre familiares ou em ambientes de trabalho, apoiar determinada pessoa ou grupo que esteja passando por grande dificuldade, lidar com disputas, tratar de assuntos do cotidiano, facilitar o diálogo, lidar com discussões, celebrar datas ou pessoas, alertar sobre perigos e alertas do cotidiano, desenvolver estratégias para alunos e equipes escolares ou empresariais de forma coletiva, reparar danos causados a alunos, professores ou membros de empresas que passaram por algum constrangimento, lidar com a disciplina nas escolas, tratar de desentendimentos, lidar com discriminação, assédio e conflitos interpessoais nas escolas ou empresas, promover o desenvolvimento de programas pedagógicos para alunos especiais dentro de um ambiente onde todos possam opinar respeitosamente e também existem Círculos realizados para chorar perdas dentro de um ambiente acolhedor com as pessoas que se disponham a apoiar voluntariamente. Existem ainda muitos outros objetivos e tipos de Círculos, sendo que eles se criam e recriam a todo tempo dependendo da situação apresentada.
Esse processo identifica os danos e necessidades de todas as partes, determinando quais os focos precisam ser atendidos. Nas escolas são aplicados, sobretudo objetivando criar um ambiente positivo e solucionar problemas de comportamento a medida do possível. Além disso, foca na construção de uma sociedade mais alicerçada baseada nos principais valores morais e éticos para uma boa convivência, em qualquer faixa etária. Nas empresas oferecem uma metodologia eficaz buscando transformar conflitos, chegar em consensos coletivos e promover a boa convivência entre funcionários e gestores.
São realizados por profissionais devidamente qualificados e treinados que permitem a livre expressão de emoções numa atmosfera de respeito, fruto da escuta ativa e do diálogo focado. Leva os participantes a uma imensa reflexão sobre si e sobre a condição do outro, sendo assim o Círculo de Construção da Paz é um poderoso instrumento de mudança na percepção dos olhares e na quebra de paradigmas.